O Detran do Distrito Federal abriu sindicância para apurar a conduta de um agente que estaria usando um carro oficial para almoçar em casa. Nesta terça-feira (19), imagens feitas pela TV Globo confirmaram a conduta que, segundo denúncia, acontece com frequência.
De acordo com testemunhas, o agente chega diariamente em casa por volta das 12h, e permanece por lá até as 13h. Enquanto isso, o veículo do Detran fica lá, na quadra 10 do Cruzeiro Velho, estacionado e sem uso.
Nesta terça, o funcionário público permaneceu em casa por cerca de 90 minutos. A reportagem da TV Globo tentou contato, mas ele não quis sair do imóvel e nem dar entrevista
Segundo o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o caso foi levado à Corregedoria do Detran e será investigado.
“Cabe ao Detran apurar se ele descumpriu a lesgilação. Se for o caso, ele será responsabilizado pelo seu papel e sua responsabilidade enquanto servidor público”.
Fonseca informou, ainda, que a jornada dos agentes é de 12 horas de trabalho por 36 de descanso. Dentro dessas 12 horas, eles têm até 90 minutos para se alimentar, mas podem fazer as refeições nos próprios locais de atuação.
O Detran não quis informar o nome do servidor, mas disse que ele entrou no último concurso e trabalha há cerca de 3 anos no órgão. Informou, ainda, que o agente em questão é lotado na área metropolitana – que inclui Plano Piloto, Lago Sul, Guará e Cruzeiro.
Legislação
De acordo com um decreto do GDF editado em 2011, os veículos oficiais são para utilização exclusiva em serviço público. O texto proíbe o uso dos veículos institucionais para atender a questões pessoais dos servidores.