s ministros Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) informaram nesta quinta-feira (20) que 380 homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 620 da Força Nacional já estão no Rio de Janeiro para atuar na segurança pública do estado.
(CORREÇÃO: ao ser publicada, esta reportagem informou que o governo federal havia anunciado o envio de 800 homens para o Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Justiça, esses homens começaram a chegar em maio, mas já se encontram todos no estado.)
“Já estão no Rio de Janeiro 620 homens da Força Nacional de Segurança Pública, 380 homens da Polícia Rodoviária Federal, a mais do que lá existiam. Já chegaram recentemente no Rio de Janeiro”, afirmou o ministro Etchegoyen.
Etchegoyen ainda informou que, por ordem de Temer, o Ministério da Defesa determinou a instalação de um comando conjunto do Exército, Marinha e Aeronáutica no Rio. Se necessário, os militares serão empregados no Rio.
“Nós não estamos trabalhando com as ocupações prolongadas, diárias e de interdições. Estamos trabalhando com ações pontuais, que vão trazer os resultados que nós precisamos”, disse o ministro.
Segundo o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que se reuniu nesta quinta com ministros, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e com o presidente Michel Temer, o reforço de efetivo atuará no Rio de Janeiro pelos próximos 18 meses.
De acordo com a assessoria da Presidência, além dos ministros da Defesa e do GSI, também participaram do encontro os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), e José Levi (interino da Justiça), além do secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, e do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Janér Tesch.