Alunos de escolas públicas podem concorrer a uma das 50 vagas para o Programa Jovens Embaixadores 2017 – edição comemorativa de 15 anos. Os intercambistas passam três semanas nos Estados Unidos no mês de janeiro de 2018.
Pré-requisitos para inscrição no Programa:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 09/01/2018 e não poderão ter mais de 18 até 04/02/2018);
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias);
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ser aluno do ensino médio na rede pública;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança e iniciativa;
- Ser comunicativo;
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, o Programa Jovem Embaixador visa a fortalecer o ensino público. As vagas são concorridas e recebem candidaturas de todo o Brasil.
Durante a primeira semana, os jovens conhecem Washington, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após a semana na capital americada, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
Serviço
Inscrições no site
Embaixada dos EUA Brasília
SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
Telefone: 3312-7000
Fonte: G1