loading...

A reabertura do Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, está atrasada há dois meses e deve ocorrer somente em outubro, segundo o Ministério Público do DF. O prédio, que fica na 508 Sul, está interditado desde 2013 por falta de segurança das estruturas. O último prazo anunciado para entrega da reforma era dia 13 de março.

Foi o MP quem pediu a interdição do espaço. O órgão afirma que faz negociações constantes com o governo para monitorar o andamento das obras.

Em julho do ano passado, a pasta informou que o prédio, que abrigava um teatro e palco para shows, seria reformado com recursos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A verba inicial, anunciada naquele mês, era de R$ 5,6 milhões.

No entanto, somente R$ 1,9 milhão foi liberado até agora, segundo a Secretaria de Cultura e a Novacap, que executa as obras. A reforma foi inciada em outubro e, desde então, vem “desacelerado [o ritmo] em razão dos baixos recursos”, informou a companhia.

O Espaço Cultural Renato Russo, na W3 Sul, em Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)

O Espaço Cultural Renato Russo, na W3 Sul, em Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)

De acordo com a última medição da Novacap, 5% dos serviços foram concluídos até maio – alvenaria das salas de funcionários, banheiros, vestiários e copa, além da demolição de pisos e paredes do térreo.

A Novacap ainda informou ao G1 que a reforma completa inclui intervenções nas salas multiuso, nos teatros “Galpão” e “Galpãozinho”, na Biblioteca das Artes, no foyer e nas estruturas do prédio, incluindo construções de acessibilidade.

Teatro Galpão também deve passar por reparos. Governo prevê reabertura em 2017 (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)

Teatro Galpão também deve passar por reparos. Governo prevê reabertura em 2017 (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)

Segundo o Ministério Público, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, esteve reunido com promotores na última quarta (10) para reafirmar o compromisso de atender às solicitações do órgão, bem como a do Corpo de Bombeiros, relativas a segurança e acessibilidade do espaço.

Em junho, a secretaria de Cultura confirmou que também seria construído um memorial em homenagem ao ex-vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo, morto em 1996.

Fonte: G1

Comentários

''