Moradores do Distrito Federal, microempresários (ME) e microempreendedores individuais (MEI) poderão renegociar dívidas em um mutirão online do Procon em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Os órgãos vão colocar em contato devedores, bancos e instituições financeiras em um só portal. Interessados deverão fazer um cadastro, gratuito, a partir da próxima segunda-feira (8).
Para fazer o cadastro, é preciso acessar o portal do consumidor do Ministério da Justiça entre os dias 8 e 13 de maio e fazer um registro para receber uma senha. É necessário informar o número de CPF, endereço e telefone para contato.
A partir disso, os interessados deverão fazer uma solicitação de renegociação de débitos com a instituição financeira selecionada. O Procon-DF tem um cadastro das empresas que participam do mutirão online. Finalizado o registro, a instituição tem um prazo de até 10 dias para responder.
De acordo com o Procon a iniciativa permite a interlocução direta entre empreendedores, consumidores, fornecedores e instituições financeiras. O objetivo, segundo o Procon, é sensibilizar as pessoas sobre a importância da educação financeira para prevenir o superendividamento.
Fonte: G1