loading...

1Tamires Evangelista Sousa, de 27 anos, é gerente do “Casarão Hotel”, um modesto, porém, aconchegante estabelecimento de 68 anos que recebe visitantes de todo o país e que está localizado próximo à praça Coronel Salviano Monteiro, no centro de Planaltina, região tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Apesar de ocupar o cargo mais importante do negócio, é a primeira vez que Tamires atua no ramo de hotelaria. Antes ela era corretora de imóveis, mas aproveitou o convite de um tio, proprietário do local, para mudar de área.

A oportunidade surgiu há quatro meses, quando o local foi arrendado pelo familiar. “O movimento não está ruim, mas precisamos melhorar a parte administrativa”, admite. Por isso, além de receber consultoria do Sebrae-DF, ela se prepara para ir ao Mutirão da Simplificação, evento que tem o objetivo de orientar micro e pequenos empresários.

A ação, montada em frente à Administração de Planaltina, chega a cidade nesta terça-feira (4/4) e irá auxiliar empreendedores quanto aos processos de abertura, fechamento ou regularização de negócios, além de promover a capacitação dos profissionais, por meio de oficinas e palestras. Tamires, por exemplo, confirmou presença no curso de Gestão de Negócios. “Também quero participar das palestras sobre marketing. Precisamos divulgar melhor o hotel, dar um ‘up’”, sugere.

A cerimônia de abertura oficial está marcada para o dia 5 de abril, às 11 horas, e contará com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. O evento será o primeiro de 2017 e irá se repetir ao longo do ano em outras regiões administrativas. São Sebastião e Recanto das Emas serão as próximas RAs a receber o Mutirão. Em 2016, Ceilândia e Gama receberam edições da ação.

Segundo o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/DF, Rodrigo Sá, a ideia é auxiliar os empresários, principalmente no que diz respeito à formalização dos profissionais. Ele explica que os processos que envolvem o licenciamento de uma empresa estão mais simples e acessíveis.

Antigamente era um ‘parto’ abrir uma empresa. Agora, para a maioria dos tipos de negócio, isso é feito rapidamente pela internet, por meio do Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas, o RLE.

Rodrigo Sá, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/DF

O gerente ressalta que até mesmo as atividades consideradas de alto risco — como as que envolvem a fabricação de alimentos ou distribuição de inflamáveis — e que necessitam da aprovação de outros órgãos podem ter a abertura de registro iniciada no mutirão. “Nosso objetivo é que as pessoas saiam de lá com seu registro pronto ou encaminhado”, complementa.

Metrópoles

Redação


Tenha sua cidade na palma de sua mão! Use o Tag e de adeus a lista telefônica!

Comentários

''