Um almoço nesta segunda-feira (12/12) promovido pelo ex-vice-governador do DF Tadeu Filippelli (PMDB) reuniu os blocos de apoio aos distritais Joe Valle (PDT) e Wellington Luiz (PMDB). O objetivo foi discutir qual dos dois encabeçará a chapa para disputar a presidência da Câmara Legislativa contra o candidato governista, Agaciel Maia (PR). Embora o martelo não tenha sido batido, a balança pende para o lado do pedetista. Uma nova rodada de debate, na noite desta segunda (12), deve sacramentar a escolha.
Na contabilidade de Filippelli — que articula uma investida para barrar a influência do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no Legislativo — tanto Joe (foto em destaque) quanto Wellington teriam 11 votos. Mas o primeiro leva vantagem em caso de a votação para escolha do presidente da Casa terminar empatada.
Se Agaciel e Joe tiverem o mesmo número de votos, a definição vai para o desempate. Pelos dois primeiros critérios — número de mandatos e membros do mesmo partido —, haveria nova igualdade. A decisão iria, nessa situação, para o terceiro quesito: quantidade de votos na última eleição. Nesse caso, Joe ficaria na frente do rival e seria eleito presidente da CLDF.
Indefinição
Apesar das projeções, pelo menos até as 16h30, não havia definições. As negociações devem continuar após a sessão de votações na CLDF. “As conversas vão continuar. Tanto eu quanto o Joe sabemos que, juntos, temos grandes chances de ganhar, mas, separados, sairemos derrotados. As conversas estão indo bem, falta definir quem vai ser o que na eleição”, confirma Wellington.
Metropoles