Este mês de novembro é de festa na Casa do Cantador, em Ceilândia. Uma programação especial comemora os 30 anos da instituição. No entanto, desta quinta-feira (17/11) até domingo (20/11), a casa abre as portas para um evento que se repete anualmente há 16 anos, o Encontro de Violeiros e Violeiras DF.
Este ano, além de violeiros do Distrito Federal, vêm músicos de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. Nos quatro dias, as apresentações começam às 20h. Haverá ainda barraquinhas de comidas típicas e artesanato e a exposição “Elementos da Música Caipira”, com instrumentos muscais, capas de discos e cartazes.
Agora, itinerante
O Encontro de Violeiros e Violeiras nasceu em 2001, em Brazlândia, mas a partir deste ano passa a ser itinerante. A ideia é dar maior visibilidade à grande produção de música caipira feita no DF e entorno e em todo o território nacional, explica o violeiro e produtor cultural Volmi Batista.
Batista é quem, atualmente, está à frente da organização do evento, que já contou, em outras edições, com nomes como Almir Sater, Irmãs Galvão e Renato Teixeira. Desta vez não tem nenhum nome mais midiático, mas, nem por isso, o segmento está menos representados.
De Goiás, vêm André e Andrade, dupla que mescla a moda de viola com sertanejo romântico e folia. Eles estão escalados para o show de abertura, nesta quinta, às 22h. Eles encerram a festa de abertura, que começa às 20h, com a violeira e cantora brasiliense Karen Parreira (foto no alto), que já foi contemplada duas vezes com o Prêmio da Música Brasileira. Confira a programação:
16º Encontro de Violeiros e Violeiras DF
De 17/11 (quinta) a 20/11 (domingo), confira horários na programação. Na Casa do Cantador (Quadra 32, Área Especial G, Ceilândia Sul; informações:3301-5888. Entrada franca. Classificação indicativa livre.