Durante os jogos da Olimpíada em Brasília, de 4 a 13 de agosto, sete Centros de Atendimento a Turistas auxiliaram 3.292 visitantes que buscaram informações. Desses, 599 eram estrangeiros. O posto de atendimento mais procurado foi a unidade móvel em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.
Entre os estrangeiros atendidos nos centros, os franceses foram os que mais procuraram os postos, seguidos por estadunidenses, mexicanos, italianos e colombianos. Já os brasileiros mais interessados em informações sobre Brasília foram representados, nessa ordem, por pessoas do Paraná, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
A subsecretária de Produtos e Políticas de Turismo, daSecretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Caetana Franarin, destaca que esses dados são referentes apenas aos turistas que procuraram os centros de atendimento. “Sabemos que também recebemos muitos visitantes com perfil familiar, que já têm os parentes aqui para apresentar a cidade”, exemplifica.
Além da procura por mapas, os visitantes buscaram recomendações de atrações em Brasília. Os estrangeiros se mostraram interessados em restaurantes de gastronomia brasileira, informações de transportes e agenda cultural, segundo a subsecretária. Depois da unidade móvel na Catedral, os centros mais requisitados foram o da Praça dos Três Poderes e o do aeroporto de Brasília.