Estudantes de 15 escolas públicas do Distrito Federal organizaram um protesto na Esplanada dos Ministérios na manhã desta sexta-feira (7) contra a reforma do ensino proposta pelo governo. Com faixas e cartazes, eles ocuparam o gramado em frente ao Congresso Nacional.
Os estudantes dizem que fizeram uma lista de reivindicações para a Secretaria de Educação do Distrito Federal na qual relatam problemas de infraestrutura em escolas de diversas regiões administrativas do DF, como falta de quadro negro, ventilador e até merenda. De acordo com eles uma escola, o Centro de Ensino Fundamental 5, no Paranoá, ficou cem dias sem merenda.
O G1 entrou em contato com a secretaria sobre os problemas relatados pelos estudantes, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A estudante do segundo ano do ensino médio Lidiane Matos considera a reforma um “desrespeito”. “Não consultaram a gente, não perguntaram a nossa opinião. Como podem esperar que a gente fique calado?”
“Essa reforma [da educação] é feita por gabinete, feita de cima pra baixo. Se essa reforma é tão boa, por que não perguntaram pra gente? Estamos sem informação”, disse Joyce Reis, estudante do terceiro ano do ensino médio e uma das organizadoras do ato.
Os estudantes também se manifestavam contra a PEC 241, que propõe teto de gastos da União nos próximos 20 anos. “Esse congelamento vai impedir que o dinheiro vá para a educação, e educação não é gasto, é investimento. Como você pode não investir em algo que vai trazer benefícios para o país?”, indaga Joyce.