loading...

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal vai iniciar a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto a partir de segunda-feira (12), a fim de evitar possíveis alagamentos. A ação começará às 9h e vai impactar o trânsito, que será parcialmente interditado. A previsão é que o trabalho seja concluído às 14h.

A limpeza terá início nas quadras de final 16 da Asa Norte, seguindo até aquelas com final 2, quando parte então para a Asa Sul. Segundo o GDF, a Novacap limpou 8,5 mil bocas de lobo e fez a manutenção de 8,5 mil metros de rede de drenagem pluvial do Plano Piloto entre os meses de junho à agosto. Toda a operação deve durar 45 dias.

Ao todo, a operação contará com um caminhão desobstruidor, um caminhão pipa, um caminhão basculante (para recolher o lixo) e com três equipes, cada uma formada, em média, por seis pessoas. As pessoas podem ligar para a ouvidoria do GDF no número 162 para solicitar a limpeza de áreas – mesmo aquelas já contempladas pela operação.

Recursos
Em 2014, dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental apontaram que o Distrito Federal gastou menos de 0,1% dos recursos destinados para obras de drenagem pluvial. De um total de R$ 28,3 milhões autorizados, apenas R$ 23,6 mil foram empenhados.

À época, os efeitos puderam ser sentidos nas últimas chuvas: ruas se transformaram em “corredeiras”, garagens precisaram ser interditadas após alagamentos, carros foram arrastados e lojas perderam todo o estoque por causa dos estragos provocados pela água. Até mesmo o Congresso Nacional, o Ministério do Esporte e o Itamaraty tiveram prejuízos.

G1

Redação


Tenha sua cidade na palma de sua mão! Use o Tag e de adeus a lista telefônica!

Comentários

''